EaD-UFSCBiologia

Vagas para transferências e retornos 2019 -1

16 de outubro de 2018 · Nenhum Comentário

Edital nº 35/GD/DAE/2018 – Vagas oferecidas pela Universidade Federal de Santa Catarina, para a admissão em seus Cursos de Graduação, mediante processo seletivo de Transferências e Retornos, com validade para o ingresso no primeiro semestre de 2019.

As  portarias com os critérios para preenchimento das vagas, expedidas pelas coordenadorias dos cursos, estão disponíveis quando se clica no nome do curso constante nas páginas de 1 a 3 do Edital.

As informações podem ser obtidas nas respectivas coordenadorias de curso de graduação, conforme contatos disponíveis nas páginas 6 e 7 do Edital.

A inscrição deverá ser realizada na coordenadoria do curso de graduação ou do polo, no período de 15 a 26 de outubro de 2018.

Formulários disponíveis para download.

→ Nenhum ComentárioCategoria: Sem categoria

17ª Sepex: inscrições para 185 minicursos seguem até 17 de outubro

15 de outubro de 2018 · Nenhum Comentário

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará, entre os dias 18 a 20 de outubro de 2018, a maior mostra científica do estado: a 17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Neste ano, além do campus Florianópolis, as ações da Sepex se desenvolverão nos quatro campi da UFSC – Joinville, Curitibanos, Araranguá e Blumenau -, na praça XV de novembro e no trapiche da Beira-mar Norte. Todas as atividades são gratuitas e os estandes poderão ser visitados das 9h às 19h, nos dias 18 e 19, e das 9h às 12h, no sábado e último dia. O caráter democrático, tanto em temas, quanto em formatos e públicos, é característico do evento desde a sua concepção.

A programação dos três dias é variada. Apresentações artísticas e culturais, minicursos, palestras, debates e visitação a 111 estandes, agrupados por área de conhecimento – Comunicação, Cultura, Educação, Tecnologia, Ambiente, Trabalho, Direito, Saúde, entre outros.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE: https://noticias.ufsc.br/2018/10/17a-sepex-inscricoes-para-185-minicursos-seguem-ate-17-de-outubro/#more-185504

 

Coordenação BIO/EaD

 

→ Nenhum ComentárioCategoria: Sem categoria

Semana da Pesquisa, Ensino e Extensão da UFSC

15 de outubro de 2018 · Nenhum Comentário

No âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, inicia-se  em 15/10 a 17a SEPEX da UFSC, estendendo-se até 01/11 .

As ações se desenvolverão em Florianópolis (campus Trindade, na praça XV de novembro, no trapiche da beira mar norte) e nos Campi de Joinville, Curitibanos, Araranguá e Blumenau.

Estão previstas atividades nas áreas de comunicação, cultura, educação, tecnologia, meio ambiente, trabalho, direitos humanos e saúde, entre outras. Haverá minicursos, apresentações, oficinas, palestras e debates, todos abertos à comunidade.

Dentre algumas atividades, citamos:

  • Feira de ciências – Florianópolis, Joinville e Araranguá;
  • Palestra “Pesquisa e Inovação responsáveis para a Educação do Futuro”  com a Profª Dra. Alexandra Okada – The Open University – Reino Unido -  Campus Florianópolis
  • Palestra “O papel da EMBRAPII no fomento à inovação industrial: Oportunidades para ICTs e empresas”  – com o Prof. Jorge Almeida Guimarães -  Presidente da Embrapii, ex-presidente da Capes – Campus Florianópolis
  • Palestra “Perfil Profissional para Indústria 4.0″ – Campus de Joinville
  • Debate “Mulheres na Ciência” – Campus Florianópolis
  • Projeto Maare (http://www.maare.ufsc.br) e Veleiro ECO (http://www.veleiro.eco.br/pt/inicio/) com atividades interativas – Trapiche da Beira mar norte – Florianópolis
  • Feira de Ciências  - em parceria com a SBPC  - Praça XV de novembro – Florianópolis
  • Jornada Portas abertas – Laboratório de solda (LABSOLDA) e Laboratório de refrigeração (POLO) – Florianópolis; Laboratório de ecologia (Curitibanos) e laboratórios do Campus de Joinville
  • Mentoria em Planos de negócios (ACATE -UFSC) – Campus Florianópolis
  • Encontro de matemática – Blumenau

Cada um destes eventos tem a sua especificidade, porém o que os integra é o “divulgar e o despertar” para o conhecimento, sobretudo aquele produzido na UFSC, não só para a comunidade acadêmica, mas também para toda a sociedade.

A diretriz que permeia estes eventos é criação de uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

A Sepex tem ainda a pretensão de apresentar uma amostra do que produzimos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, a fim de prestarmos conta do trabalho da Universidade. Esperamos que a Sepex possa transmitir para a sociedade uma ideia da dimensão da UFSC.

A programação  completa está disponível na página http://sepex.ufsc.br

Por favor, participem das atividades; compartilhem com o corpo discente; tragam sua família.

 

Cordialmente,

Prof. Sebastião Roberto Soares
Pró-Reitor de Pesquisa/Dean of Research

Universidade Federal de Santa Catarina
Fone: (+ 55)(048) 3721 7419
Florianópolis, SC- Brasil
email: sr.soares@ufsc.br

→ Nenhum ComentárioCategoria: Sem categoria

35 TED Talks integram programação do Planeta.Doc Conferência. Inscrições continuam abertas

15 de outubro de 2018 · Nenhum Comentário

 

O III Planeta.doc Conferência ocorre na próxima terça-feira, 16 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), das 13h às 22h. Ao todo serão apresentadas gratuitamente 35 palestras com pensadores, cineastas, cientistas, estudantes, profissionais e pesquisadores que trabalham com temáticas relacionadas ao meio-ambiente. Nesta edição serão destacados os projetos desenvolvidos em Florianópolis e iniciativas de proteção aos oceanos e mares. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas neste link.

As apresentações serão curtas e rápidas, seguindo o formato de TED Talks, onde o expositor fala em poucos minutos sobre seus projetos e ideias. Ao longo do evento, os participantes serão provocados a repensar seus hábitos e o papel da humanidade no destino do Planeta. Os eixos “A Voz é de Floripa” e “Oceanos e Mares” serão conduzidos por especialistas, que irão compartilhar histórias, vivências e reflexões. Entre os 35 conferencistas estão professores, representantes de ONGs e líderes de movimentos ambientais.

Um dos cases que serão apresentados é do projeto Udesc Lixo Zero. O coordenador Gustavo Kogure irá falar sobre os desafios de eliminar a produção de lixo na universidade, que na prática funciona como uma pequena cidade. A Udesc é a primeira do ensino superior do Brasil a ter essa meta e a integrar a Rede Internacional de Cooperação Acadêmica Lixo Zero. Já a estudante Isadora Abrantes Bertoli, irá falar sobre o projeto UFSC Sem Plástico, que busca eliminar o consumo do material na instituição.

O projeto Destino Certo para Resíduos Orgânicos também será apresentado pelo permacultor Eduardo Elias Rodrigues. O programa realiza anualmente a compostagem de mais de 100 toneladas de restos de alimentos coletados de restaurantes, escolas e residências no Sul da Ilha. Com a aprovação da Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica (PMAPO) em 2018, a cidade de Florianópolis tem ampliado as ações para compostagem de alimentos, produção de adubos e alimentos sem agrotóxicos.

Outra iniciativa que tem ampliado a colaboração entre os moradores de Florianópolis é o Banco do Tempo, que será apresentado pela Geovana Narciso, cocriadora do projeto. Este trabalha com a cooperação e valores associados à proteção ambiental e da natureza, pelo qual os participantes trocam horas por serviços, substituindo a ideia de remuneração financeira. O conceito é conhecido e desenvolvido em vários países do mundo.

Um dos destaques ainda dessa edição do Planeta.doc Conferência, no eixo Oceanos e Mares, é o batismo do Veleiro ECO, que será realizado no dia 17 de outubro, no Trapiche da Beira-Mar Norte, às 10h, com a participação de todos os palestrantes do deste eixo e o reitor Ubaldo Cesar Balthazar. O Veleiro Eco é o primeiro veleiro de expedições oceanográficas e científicas do Brasil, desenvolvido pela UFSC.

Quem irá apresentar o projeto é o professor Orestes Alarcon, que irá contar os detalhes da iniciativa que prevê o monitoramento, a proteção e a sustentabilidade dos oceanos. No mesmo eixo, o docente e pesquisador Frederico Brandini da USP irá compartilhar suas experiências com as pesquisas e expedições oceanográficas realizadas na Antártica, ao longo da sua carreira.

A proposta do III Planeta.doc Conferência é “dar voz” e visibilidade aos projetos que já são realizados na cidade e no país, desde ações envolvendo a redução de lixo, hortas comunitárias, saneamento básico, até o resgate e proteção de animais. O Observatório de Inovação Social de Florianópolis, irá falar sobre as inúmeras iniciativas que têm feito da capital modelo de cultura sustentável no Brasil. Apesar disso, ainda existem vários desafios, como a proteção dos rios, mares e vegetações naturais da cidade, que serão abordados no evento.

A Conferência faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/MCTIC) e da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex/UFSC). O evento também é uma extensão de uma parceria realizada com o Projeto Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente, que irá realizar o 5º Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.doc, entre os dias 22 de outubro a 15 de novembro de 2018, com a exibição de 70 filmes socioambientais em universidades brasileiras.

O III Planeta.doc Conferência está sendo realizado pela UFSC, o projeto Veleiro ECO e o Planeta.doc, com o patrocínio do Instituto de Meio Ambiente (IMA), apoio do Centro Sapiens, Costão do Santinho, UFSC e apoio institucional da Udesc.

 

 

Palestrantes:

A voz é de Floripa

Oceanos e Biodiversidade

 

Serviço:

O quê: III Planeta.doc Conferência
Quando: terça-feira, 16 de outubro
Onde: Centro de Eventos da UFSC, 13h às 22h
Inscrições gratuitas neste link
* Haverá certificado de participação
Mais informações: Conferência Planeta.doc

 

*Informativo da Agência de Comunicação (Agecom), com veiculação no site da UFSC.
Acompanhe também:

→ Nenhum ComentárioCategoria: Sem categoria

XIX Semana da Biologia

14 de setembro de 2018 · Nenhum Comentário

É com grande alegria que chegamos a mais uma “Semana da Biologia” (entre os dias 17 e 22 de Setembro). Convidamos a todo(a)s que participem da intensa programação, que pode ser encontrada em http://semanadabio.ufsc.br/semana-da-bio-2018/programacao

Relembramos que, por decisão do Colegiado do Curso, o corpo discente deve ser dispensado de aulas e atividades avaliativas neste período. No entanto, cada professor(a) poderá exigir a comprovação de participação do(a)s aluno(a)s em atividades da XIX Semana da Biologia, nos horários coincidentes com sua(s) disciplina(s).

Aproveitamos para parabenizar de antemão a Comissão Organizadora, professora(e)s , STAEs e aluna(os)s que se empenharam tanto para oferecer uma programação tão variada e interessante.

Boa semana a toda(os)!

Coordenadoria dos Cursos de Ciências Biológicas

→ Nenhum ComentárioCategoria: Sem categoria

Projeto Rondon realiza seleção de colaboradores

31 de agosto de 2018 · Nenhum Comentário

A equipe do Projeto Rondon, da operação que será realizada em julho de 2019 em municípios do Estado do Acre (AC), promove reunião seletiva no dia 03/09/2018 (segunda-feira) às 12 horas, no  Auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS / UFSC). O evento é destinado a estudantes e professores interessados em participar do Projeto Rondon.  Informações: http://proex.ufsc.br/projeto-rondon/ ou pelo e-mail Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher..

(Retirado de: https://noticias.ufsc.br/categoria/divulgaufsc/)

 

Coordenação BIO/EaD

→ Nenhum ComentárioCategoria: Sem categoria

MATRÍCULA 2018-2 Alunos da 3ª Fase – 4ª Edição do Curso

10 de julho de 2018 · Nenhum Comentário

Informamos aos alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicasna modalidade a distância, da 3ª Fase – 4ª Edição que deverão efetuar sua matrícula para o próximo semestre, no período entre 23/07 e 27/07 de 2018.

Acesse o manual com informações como realizar a sua matrícula por meio do CAGR.

Nota: A não realização da matricula online irá configurar como abandono de Curso.

Secretaria BIO-EaD

→ Nenhum ComentárioCategoria: Sem categoria

Resultado do processo seletivo: Tutor a distância (UFSC)

21 de junho de 2018 · Nenhum Comentário

Está disponível o resultado do processo seletivo para Tutor a distância (UFSC), de acordo com o EDITAL Nº 003 LCB-EaD-UFSC-2018 de 08 de Junho de 2018.

Acesse o link: RESULTADO – EDITAL Nº 003 LCB-EaD-UFSC-2018

Coordenação do Curso

→ Nenhum ComentárioCategoria: Sem categoria

Processo seletivo: Tutor BIO-EaD 2018.2

8 de junho de 2018 · Nenhum Comentário

Entre os dias 08/06  e 15/06 de 2018, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo, visando a contratação de tutores a distância (UFSC).

Confira o edital no link: EDITAL Nº 003 LCB-EaD-UFSC-2018

Ficha de inscrição: ANEXO II – Inscrição Tutor a Distância 2018

Os candidatos deverão efetuar suas inscrições exclusivamente pela internet, cabendo preencher todas as informações de inscrição, vide anexo II, e enviá-lo para o email: biologia.ead@contato.ufsc.br

Portaria que regulamenta o pagamento de bolsa CAPES/CNPq, Portaria-Conjunta-CAPES-CNPq-n.02-2014-Acúmulo-bolsa-Tutor

Coordenação do Curso

→ Nenhum ComentárioCategoria: Sem categoria

RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR PRESENCIAL – POLO DE ARARANGUÁ

25 de maio de 2018 · Nenhum Comentário

Tornamos público o resultado do processo seletivo para tutor presencial no polo de Araranguá/SC, de acordo com o Edital – 02/LCB-EaD-UFSC/2018 de 14 de maio de 2018.

Resultado do processo seletivo – Tutor Araranguá

→ Nenhum ComentárioCategoria: Sem categoria