EaD-UFSCBiologia

35 TED Talks integram programação do Planeta.Doc Conferência. Inscrições continuam abertas

15 de outubro de 2018 ·

 

O III Planeta.doc Conferência ocorre na próxima terça-feira, 16 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), das 13h às 22h. Ao todo serão apresentadas gratuitamente 35 palestras com pensadores, cineastas, cientistas, estudantes, profissionais e pesquisadores que trabalham com temáticas relacionadas ao meio-ambiente. Nesta edição serão destacados os projetos desenvolvidos em Florianópolis e iniciativas de proteção aos oceanos e mares. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas neste link.

As apresentações serão curtas e rápidas, seguindo o formato de TED Talks, onde o expositor fala em poucos minutos sobre seus projetos e ideias. Ao longo do evento, os participantes serão provocados a repensar seus hábitos e o papel da humanidade no destino do Planeta. Os eixos “A Voz é de Floripa” e “Oceanos e Mares” serão conduzidos por especialistas, que irão compartilhar histórias, vivências e reflexões. Entre os 35 conferencistas estão professores, representantes de ONGs e líderes de movimentos ambientais.

Um dos cases que serão apresentados é do projeto Udesc Lixo Zero. O coordenador Gustavo Kogure irá falar sobre os desafios de eliminar a produção de lixo na universidade, que na prática funciona como uma pequena cidade. A Udesc é a primeira do ensino superior do Brasil a ter essa meta e a integrar a Rede Internacional de Cooperação Acadêmica Lixo Zero. Já a estudante Isadora Abrantes Bertoli, irá falar sobre o projeto UFSC Sem Plástico, que busca eliminar o consumo do material na instituição.

O projeto Destino Certo para Resíduos Orgânicos também será apresentado pelo permacultor Eduardo Elias Rodrigues. O programa realiza anualmente a compostagem de mais de 100 toneladas de restos de alimentos coletados de restaurantes, escolas e residências no Sul da Ilha. Com a aprovação da Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica (PMAPO) em 2018, a cidade de Florianópolis tem ampliado as ações para compostagem de alimentos, produção de adubos e alimentos sem agrotóxicos.

Outra iniciativa que tem ampliado a colaboração entre os moradores de Florianópolis é o Banco do Tempo, que será apresentado pela Geovana Narciso, cocriadora do projeto. Este trabalha com a cooperação e valores associados à proteção ambiental e da natureza, pelo qual os participantes trocam horas por serviços, substituindo a ideia de remuneração financeira. O conceito é conhecido e desenvolvido em vários países do mundo.

Um dos destaques ainda dessa edição do Planeta.doc Conferência, no eixo Oceanos e Mares, é o batismo do Veleiro ECO, que será realizado no dia 17 de outubro, no Trapiche da Beira-Mar Norte, às 10h, com a participação de todos os palestrantes do deste eixo e o reitor Ubaldo Cesar Balthazar. O Veleiro Eco é o primeiro veleiro de expedições oceanográficas e científicas do Brasil, desenvolvido pela UFSC.

Quem irá apresentar o projeto é o professor Orestes Alarcon, que irá contar os detalhes da iniciativa que prevê o monitoramento, a proteção e a sustentabilidade dos oceanos. No mesmo eixo, o docente e pesquisador Frederico Brandini da USP irá compartilhar suas experiências com as pesquisas e expedições oceanográficas realizadas na Antártica, ao longo da sua carreira.

A proposta do III Planeta.doc Conferência é “dar voz” e visibilidade aos projetos que já são realizados na cidade e no país, desde ações envolvendo a redução de lixo, hortas comunitárias, saneamento básico, até o resgate e proteção de animais. O Observatório de Inovação Social de Florianópolis, irá falar sobre as inúmeras iniciativas que têm feito da capital modelo de cultura sustentável no Brasil. Apesar disso, ainda existem vários desafios, como a proteção dos rios, mares e vegetações naturais da cidade, que serão abordados no evento.

A Conferência faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/MCTIC) e da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex/UFSC). O evento também é uma extensão de uma parceria realizada com o Projeto Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente, que irá realizar o 5º Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.doc, entre os dias 22 de outubro a 15 de novembro de 2018, com a exibição de 70 filmes socioambientais em universidades brasileiras.

O III Planeta.doc Conferência está sendo realizado pela UFSC, o projeto Veleiro ECO e o Planeta.doc, com o patrocínio do Instituto de Meio Ambiente (IMA), apoio do Centro Sapiens, Costão do Santinho, UFSC e apoio institucional da Udesc.

 

 

Palestrantes:

A voz é de Floripa

Oceanos e Biodiversidade

 

Serviço:

O quê: III Planeta.doc Conferência
Quando: terça-feira, 16 de outubro
Onde: Centro de Eventos da UFSC, 13h às 22h
Inscrições gratuitas neste link
* Haverá certificado de participação
Mais informações: Conferência Planeta.doc

 

*Informativo da Agência de Comunicação (Agecom), com veiculação no site da UFSC.
Acompanhe também:

Categoria: Sem categoria