EaD-UFSCBiologia

Semana da Pesquisa, Ensino e Extensão da UFSC

15 de outubro de 2018 ·

No âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, inicia-se  em 15/10 a 17a SEPEX da UFSC, estendendo-se até 01/11 .

As ações se desenvolverão em Florianópolis (campus Trindade, na praça XV de novembro, no trapiche da beira mar norte) e nos Campi de Joinville, Curitibanos, Araranguá e Blumenau.

Estão previstas atividades nas áreas de comunicação, cultura, educação, tecnologia, meio ambiente, trabalho, direitos humanos e saúde, entre outras. Haverá minicursos, apresentações, oficinas, palestras e debates, todos abertos à comunidade.

Dentre algumas atividades, citamos:

  • Feira de ciências – Florianópolis, Joinville e Araranguá;
  • Palestra “Pesquisa e Inovação responsáveis para a Educação do Futuro”  com a Profª Dra. Alexandra Okada – The Open University – Reino Unido -  Campus Florianópolis
  • Palestra “O papel da EMBRAPII no fomento à inovação industrial: Oportunidades para ICTs e empresas”  – com o Prof. Jorge Almeida Guimarães -  Presidente da Embrapii, ex-presidente da Capes – Campus Florianópolis
  • Palestra “Perfil Profissional para Indústria 4.0″ – Campus de Joinville
  • Debate “Mulheres na Ciência” – Campus Florianópolis
  • Projeto Maare (http://www.maare.ufsc.br) e Veleiro ECO (http://www.veleiro.eco.br/pt/inicio/) com atividades interativas – Trapiche da Beira mar norte – Florianópolis
  • Feira de Ciências  - em parceria com a SBPC  - Praça XV de novembro – Florianópolis
  • Jornada Portas abertas – Laboratório de solda (LABSOLDA) e Laboratório de refrigeração (POLO) – Florianópolis; Laboratório de ecologia (Curitibanos) e laboratórios do Campus de Joinville
  • Mentoria em Planos de negócios (ACATE -UFSC) – Campus Florianópolis
  • Encontro de matemática – Blumenau

Cada um destes eventos tem a sua especificidade, porém o que os integra é o “divulgar e o despertar” para o conhecimento, sobretudo aquele produzido na UFSC, não só para a comunidade acadêmica, mas também para toda a sociedade.

A diretriz que permeia estes eventos é criação de uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

A Sepex tem ainda a pretensão de apresentar uma amostra do que produzimos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, a fim de prestarmos conta do trabalho da Universidade. Esperamos que a Sepex possa transmitir para a sociedade uma ideia da dimensão da UFSC.

A programação  completa está disponível na página http://sepex.ufsc.br

Por favor, participem das atividades; compartilhem com o corpo discente; tragam sua família.

 

Cordialmente,

Prof. Sebastião Roberto Soares
Pró-Reitor de Pesquisa/Dean of Research

Universidade Federal de Santa Catarina
Fone: (+ 55)(048) 3721 7419
Florianópolis, SC- Brasil
email: sr.soares@ufsc.br

Categoria: Sem categoria