EaD-UFSCCurso de Especialização em Gestão em Saúde

Curso – funcionamento

1. Como funciona o curso?
O desenvolvimento das atividades do curso seguem a seguinte estrutura:
a. Livro texto e textos de apoio.
b. Vídeo-aulas.
c. Atividades.
d. Fórum.
e. Videoconferências.
f. Chats com professor.
g. Tutoria a distância.
h. Tutoria presencial.
i. Provas.
j. Estudos dirigidos.
k. Chats com o tutor.

2. O que é o tutor a distância?
O tutor a distância é a pessoa que acompanhará o estudante ao longo de todo o curso. Ele tira dúvidas, avalia o estudante em relação às suas atividades e provas, lembra-o dos seus deveres, participa dos chats, media os fóruns e o auxilia nas dificuldades sobre o conteúdo das disciplinas do curso encontradas pelo estudante.

3. O que é o tutor presencial?
É ele quem coordena e orienta, na forma presencial, a discussão dos grupos de estudo, videoconferências, estudos dirigidos e provas presenciais. O tutor presencial também tem o papel de orientar no que diz respeito aos assuntos acadêmicos que tangem: matrículas, informações do curso, controles acadêmicos, assistência no uso das tecnologias utilizadas, todos de maneira presencial.

4. O que é videoconferência?
A videoconferência é uma ferramenta que proporciona a comunicação direta, sendo que os interlocutores podem ver-se e ouvir-se, possibilitando um alto grau de presencialidade (ARETIO, 2002). É um sistema de comunicação que atua como interface permitindo a interação de várias pessoas em lugares (sites) distintos.

5. Como funcionam as videoconferências?
A videoconferência serve para que os alunos tirem suas dúvidas diretamente com o professor. Na videoconferência o professor expõe um pouco referente ao conteúdo da disciplina e responde as perguntas vindas de todos os pólos. Cada pólo terá o seu tempo para questionar. Dica: antes de se deslocar até o pólo para a videoconferência, leia o material, assista as vídeo aulas e anote suas dúvidas para otimizar o tempo com o professor!

6. O que é vídeo aula?
É uma vídeo gravada com o professor das disciplinas e adequado principalmente para a transmissão do conteúdo. As vídeo aulas são disponibilizadas no ambiente virtual para cada disciplina. Basta que o estudante faça o download do arquivo e assista no horário e dia que lhe for apropriado.

7. O que é o chat?
É um sistema de comunicação que permite a troca de mensagens simultaneamente. Essa ferramenta possibilita a interação de forma dinâmica. Há duas modalidades de chat:
a) Chat com os tutores: o estudante pode entrar nesse chat nos dias e horários que foram publicados no ambiente virtual , e falar com um tutor e com outros alunos que também participam desse chat. Ele serve para tirar qualquer tipo de dúvida.
b) Chat com o professor: esse chat é pré-agendado e os dias e horários disponibilizados também o ambiente virtual. O professor estará on line e irá responder as dúvidas de conteúdo da disciplina. As dúvidas administrativas não serão respondidas pelo professor neste chat. Essas dúvidas deverão ser enviadas ao seu tutor. Consulte o calendário antes do início da disciplina e programe-se!

8. O que é o fórum?
Ferramenta utilizada para gerar debates referente ao conteúdo das disciplinas, visto que ele disponibiliza as informações referente a determinado tópico, para todos os usuários. Esta ferramenta é disponibilizada no ambiente virtual e seu principal objetivo é gerar a discussão acerca do tema proposto pelo professor. Todas as disciplinas possuem um fórum. Vá até lá e participe!

9. Se não participar do fórum, o estudante poderá recuperá-lo mais tarde?
Não. O fórum é disponibilizado durante um período da disciplina. O objetivo dessa atividade é o debate durante o período. Portanto, se o estudante não desenvolver o debate com os colegas ao longo do tempo, não é possível fazê-lo posteriormente.

10. O estudante é avaliado ao participar do fórum? Quais os critérios de avaliação?
Sim. Consulte o plano de ensino de cada disciplina e confira as informações referente a cada atividade. A atribuição de uma nota segue critérios de avaliação e consiste na qualidade da participação dos estudantes. O fórum tem como objetivo o debate. Os alunos que argumentam, trocam informações, disponibilizam conteúdos encontrados, e debatem ao longo da disciplina terão cumprido com excelência a atividade.

11. O estudante poderá entregar as atividades quando quiser?
Não. O estudante deve cumprir com o calendário previamente divulgado. É importante que não se confunda a flexibilidade da educação a distância com a falta de disciplina. A flexibilidade citada refere-se à estudar no horário que mais lhe convém, porém, cumprindo como seu dever de estudante. O tutor não aceita atividades atrasadas.

12. Como saber se o estudante está aprovado, reprovado ou se ficou em recuperação?
Ao final da disciplina, será atribuída uma nota ao estudante. Se esse valor for entre 0,00 e 2,74, o estudante está reprovado. Se esse valor for entre 2,75 e 5,74, o estudante está em recuperação. Se esse valor for entre 5,75 e 10,0, o estudante está aprovado.

13. Quando o estudante estiver em recuperação, como proceder?
Se o estudante obter uma nota final de 2,75 a 5,74, ele deverá realizar a prova de recuperação. Essa prova é pré-agendada antes do início das disciplinas. Para ser aprovado na disciplina, o aluno deverá obter uma nota que, somada à sua anterior e dividido por dois, resulte em, no mínimo, 5,75 (arredonda-se para 6,0). Por exemplo, se você conquistou a nota 4,0 ao final da disciplina, deverá obter, no mínimo a nota 7,5 na prova de recuperação. Pois (4,0 + 7,5)/2 = 5,75 que arredondando passa para nota 6,0.

14. Como calcular o arredondamento das notas?
Notas com as decimais iguais ou menores que 0,24 são arredondadas para menos. Notas com as decimais iguais ou maiores que 0,25 são arredondadas para mais. Por exemplo, a nota 7,24 arredonda-se para 7,0. A nota 8,35 arredonda-se para 8,5. Notas com as decimais iguais ou menores que 0,74 são arredondadas para menos. Notas com as decimais iguais ou maiores que 0,75 são arredondadas para mais. Por exemplo, a nota 9,65 arredonda-se para 9,5. A nota 8,90 arredonda-se para 9,0.

15. Como saber quais serão as avaliações a serem realizadas em cada disciplina?
Cada disciplina tem o seu próprio plano de ensino. Consulte-o e veja o que o professor programou para a disciplina. E diariamente o estudante deve ficar atento às datas e prazos postados no ambiente virtual,em cada disciplina.

16. E se o estudante não concordar com a correção do tutor em relação às atividades ou prova?
Após o recebimento das correções, o estudante terá 5 (cinco) dias úteis para pedir uma revisão. O pedido deverá ser encaminhado ao seu tutor, junto com uma justificativa pertinente do erro cometido. O pedido de revisão sem um devido argumento não será aceito.

17. A estudante entrará em licença maternidade, como fazer para solicitar regime domiciliar?
Requerimento postado no AVEA.

Alunas gestantes que desejarem solicitar regime domiciliar devem preencher o requerimento disponibilizado no ambiente virtual e anexar o atestado médico. No que se refere a regime domiciliar para estudantes, a Resolução 17/CUn/97 estabelece: “Art. 75 – Será merecedora de tratamento especial em regime domiciliar: I – a aluna gestante, a partir do 8º mês de gestação e durante 4 meses, desde que comprovado por atestado médico competente.”

A/C Prof. Rolf Hermann Erdmann
Tutoria do Curso de Administração na modalidade a Distância Centro Sócio-Econômico
Universidade Federal de Santa Catarina
Caixa Postal 5061 – Trindade
Florianópolis – SC
CEP: 88040-970

18. Se o estudante quiser desistir do curso, o que fazer?
a. Preencha o Formulário de Desistência do Curso (publicado no ambiente virtual).
b. O formulário deve ser assinado pelo aluno, pela coordenação do pólo de ensino e carimbado.
c. O formulário de desistência deve ser entregue ao pólo pessoalmente.
d. O Pólo deve encaminhar o formulário para:
Tutoria do Curso de Administração a Distância
Departamento de Ciências da Administração
Centro Sócio-Econômico
Campus Trindade
Universidade Federal de Santa Catarina
Caixa Postal 5061 – Trindade
Bairro Trindade – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
CEP 88040-970.
Informe ao email do seu tutor, o envio do formulário.

19. Como emprestar um livro da biblioteca?
Para isso, os estudantes devem enviar um e-mail para: ead@bu.ufsc.br, solicitando cadastro, fornecendo seu nome completo, número de matrícula, curso e pólo, endereço completo, n. CPF, telefones e e-mail para contato. Quando desejarem emprestar algum livro, vocês devem consultar se o mesmo está disponível no site da BU: www.bu.ufsc.br, clicando em consulta rápida. Para os alunos de Florianópolis, basta vir na biblioteca com o login e a senha que serão fornecidos no e-mail e retirar o livro. Os alunos dos demais pólos também receberão senha e login, entretanto, na impossibilidade de vir retirar o material pessoalmente, podem solicitar empréstimo por e-mail, fornecendo os dados do livro e o endereço para postagem. O prazo para devolução é de 15 dias, contando pela data de postagem. Cabe ao aluno arcar com as despesas da devolução. Quando não houver reserva, os livros podem ser renovados através do site.

20. Como o estudante poderá retirar o material impresso?
O tutor presencial avisará quando o material impresso estiver disponível para retirar no pólo. O mesmo material também estará disponível no ambiente virtual de ensino aprendizagem.

21. Caso o estudante não consiga acessar o ambiente virtual. O que fazer?
Entre imediatamente em contato com o seu tutor através do e-mail informando o problema apresentado, para que este possa ser resolvido o mais breve possível.

22. Caso o estudante tiver algum problema na hora de enviar os exercícios, como agir?
Entre em contato imediatamente com o tutor a distância por email. Ele irá orientá-lo! Caso contrário, o tutor a distância não terá permissão de receber sua atividade atrasada.

23. Como o estudante poderá fazer a carteira de estudante?
Existem 3 formas para solicitar a carteirinha de estudante:
a. Entre no site http://www.estudantenet.com.br e faça o cadastro. É só preencher uma ficha cadastral e fazer o pedido remetendo via correio a documentação exigida.
b. pela UNE (União Nacional dos Estudantes): Acessar o site http://www.acessoilimitado.com.br/estudante/une/. E realizar o pedido conforme as instruções. Recebimento da Carteirinha pelo correio; Taxa: R$20,00 A UNE exige os seguintes documentos:1 Foto 3×4. 1 Cópia Simples do RG. 1 Cópia Simples do comprovante de matrícula – entrar no CAPG e retirar o comprovante.1 Cópia Simples do CPF.
c. Pela UFSC: é preciso ir até ao setor de confecção de cartões (carteirinha) do Restaurante Universitário (RU), na UFSC, em Florianópolis, e depois até o Diretório Central dos Estudantes (DCE) para colar o selo na sua carteirinha.
Atenção: para fazer a carteirinha no RU, você deve levar a sua identidade e o seu atestado de matrícula. E para solicitar o selo no DCE, tem de levar o atestado de matrícula.

24. O que são os pólos de ensino?
São pólos destinados aos encontros presenciais. Eles dispõem de salas de aula, biblioteca para consulta local, laboratórios de informática e salas para videoconferências. O estudante deverá ir ao pólo para realização das provas, participação das videoconferências, estudos dirigidos e sempre que necessitar usufruir desse espaço para estudos.

25. Quantas disciplinas o estudante poderá validar neste curso de especialização?E como o estudante solicita validação de disciplina?
O estudante poderá validar somente uma disciplina deste e que tenha sido realizada em outro curso de pós-graduação e não em curso de graduação; Para validar a disciplina o estudante deverá seguir os seguintes passos:
a. Preencher o requerimento de validação de disciplina (conforme modelo postado no ambiente virtual): Instruções de preenchimento também está publicado no AVEA.
b. Anexar a cópia do histórico escolar do estudante autenticada, devidamente carimbada e assinada pela instituição emitente. O histórico deve conter a legenda dos conceitos atribuídos aos estudantes.
c. Anexar os planos de ensino referentes às disciplinas que o estudante cursou e pretendam validar. Os documentos deverão estar devidamente carimbados e assinados em todas as suas vias, pela instituição emitente, e descrever de maneira detalhada o conteúdo programático da disciplina cursada, bem como a carga horária.
d. A nomenclatura das disciplinas utilizadas no plano de ensino e no histórico escolar deverão ser compatíveis. Em caso de mudança nos mesmos, peça para a instituição emitente uma declaração de equivalência.
e. Enviar para o seguinte endereço:

Tutoria do Curso de Administração na Modalidade a Distância
A/C Prof. Rolf Hermann Erdmann
CAIXA POSTAL 5061 – TRINDADE
FLORIANÓPOLIS – SC
CEP: 88040-970

f. A análise do pedido será realizada pelo coordenador do curso Prof. Dr. Prof. Marcos Baptista Dalmau.
g. A carga horária da disciplina cursada pelo estudante deverá corresponder, no mínimo, em 75% a carga horária da disciplina do curso de Especialização da UFSC.
h. O conteúdo do plano de ensino deverá abranger os tópicos abordados no programa do curso de Especialização da UFSC;
i. Dos possíveis resultados: deferido a validação da disciplina foi aceita e portanto, será considerada equivalente; Indeferido: a validação da disciplina foi recusada em função de algum(uns) dos seguintes motivos: Carga horária insuficiente: quando a carga horária da disciplina cursada não atingir 75% da carga horária da disciplina a ser validada; Conteúdo insuficiente: o conteúdo é considerado insuficiente para considerar a disciplina como equivalente; Conteúdo incompatível: o conteúdo da disciplina cursada não corresponde ao da disciplina a ser validada; ou pedido de validação fora das normas do curso.
j. O aluno deverá aguardar o resultado do pedido de validação antes de abandonar a disciplina, uma vez que as atividades não poderão ser recuperadas no caso de reprovação do pedido. Portanto, encaminhe o seu processo de validação com antecedência ao início da disciplina.
k. Poderemos validar no máximo 4 disciplinas que foram realizadas em outra pós-graduação latu sensu. Exceções deverão ser analisadas pela Coordenação do Curso.
l. Não serão validadas disciplinas de outro nível, ou seja, as que foram realizadas em curso de graduação. Pois esta confere titulação e o curso de pós-graduação confere ao aluno uma certificação.
m. Seu tutor passará as informações acerca do resultado do pedido de validação, dentro do prazo determinado pela coordenação, após o recebimento do pedido.

26. O que é o questionário de avaliação dos estudantes?
Ao final de cada disciplina, o estudante poderá acessar no espaço da disciplina – AVEA- um questionário de avaliação de todos os itens envolvidos na disciplina. A partir dele, o aluno terá a oportunidade de avaliar o seu tutor, o professor, a organização da disciplina, entre outros. Não deixe de responder e expressar suas opiniões. Em hipótese alguma o questionário influenciará no seu desempenho na disciplina.

27. Como o estudante poderá retirar o seu atestado de matrícula ou histórico escolar?
O estudante poderá entrar na página www.capg.ufsc.br. Quando é acessada essa página entrará automaticamente numa outra página que diz: Esta conexão não é confiável, então você clica em Entendo os riscos, dai abre outra página Adicionar exceção, então abrirá outra página, deve ser clicado no canto inferior da página Confirmar exceção com segurança, e então, entrará na página do CAPG.
Colocar o seu número de matrícula e senha. Selecionar “documentos” e gerar o seu atestado ou/e histórico escolar.
Limite de tempo do AVEA.

28. O que fazer quando aparecer a mensagem de “limite de tempo” para a realização das atividades no AVEA?
As atividades só tem uma tentativa, porém se você clicar em “salvar sem enviar”, você poderá reabrir o questionário mais vezes. Quanto ao tempo, não há um tempo limite. Porém quando você clicar em “enviar tudo e terminar”, ai sim, não terá mais como fazer alterações, a tarefa será finalizada, sem poder refazer ou alterar.

29. Como requerer segunda chamada de prova?
O acadêmico que, por motivo de força maior e plenamente justificada, deixar de realizar avaliações previstas no plano de ensino deverá enviar o requerimento ao Prof. Rolf Hermann Erdmann – coordenadora de tutoria, através do endereço eletrônico gestaosaude@eadadm.ufsc.br, dentro do prazo máximo de 03 dias úteis a contar da data em que a prova foi realizada. O resultado dos pedidos de deferimento e indeferimento será publicado no ambiente virtual e também enviado por email ao estudante. Instruções para requerer a segunda chamada – Postado no ambiente virtual.
Passo a passo:
a. Preencha por escrito sua justificativa de ausência na prova. Veja o modelo postado no ambiente virtual (requerimento para segunda chamada de prova);
b. Digitalize os documentos, requerimento de matrícula devidamente assinado e atestado ou documento que comprove a sua ausência e anexe ao seu e-mail.
c. Envie o seu e-mail e comprovante para gestaosaude@eadadm.ufsc.br;
d. A solicitação será analisada e o acadêmico, se autorizado, deverá realizar a segunda chamada da prova na data pré-estabelecida no ambiente virtual.
e. O acadêmico deverá acompanhar o andamento de sua solicitação em “pedidos de segunda chamada analisados“ no ambiente virtual de aprendizagem.

Dicas para um bom aprendizado e organização do estudante no curso.
* Crie uma conta de e-mail somente para a troca de mensagens com os tutores, a distância e presencial, e com colegas de curso. Crie pastas para cada disciplina.
* Atualize sempre que necessário o seu cadastro no www.ufsc.br/capg
* Para que o tutor possa auxiliá-lo com a maior presteza possível, avise-o imediatamente qualquer problema que possa ocorrer.

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