EaD-UFSCMatemática

Como é o curso

Curso: de Licenciatura em Matemática

Modalidade: Educação à Distância – Tipo: Semipresencial

O trabalho presencial é desenvolvido em polos regionais. Os alunos se concentram no polo e participam das atividades diretamente com os professores e /ou tutores das respectivas disciplinas. Esses momentos englobam uma parte da carga horária, estabelecida na proposta pedagógica do curso e ocorre semanalmente. O trabalho à distância, representa a maior parte da carga horária do curso e se constitui de tarefas definidas pelos docentes, contatos via ambiente virtual de aprendizagem e outros recursos tecnológicos com acompanhamento realizado pelos professores e pela equipe de tutores. Os professores das disciplinas oferecerão aos estudantes acompanhamento didático-pedagógico em horários pré-determinados via ambiente virtual de aprendizagem e/ou via videoconferência.

O Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância atende aos princípios básicos das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores de educação básica, tanto em seus aspectos legais, indicados nas resoluções e pareceres do MEC e da UFSC, quanto nos aspectos metodológicos e epistemológicos.

Perfil dos licenciados a serem formados

Os licenciados neste curso estarão preparados para o exercício da docência, objetivando uma aprendizagem significativa, ao aprofundamento de princípios e competências e ao confronto com a evolução do desenvolvimento do saber, bem como à iniciação em atividades de pesquisa.

Esses docentes poderão, assim, assegurar aos alunos do Ensino Fundamental e Médio uma formação geral, a contextualização do saber e a compreensão das relações entre conhecimento científico, cultura e sociedade.

Para maiores informações consulte o Projeto Pedagógico do Curso.

 

Relatório de avaliação do curso

“Este relatório apresenta a sistematização dos resultados do processo de autoavaliação do Curso de Licenciatura em Matemática ofertado na modalidade de educação a distância (EaD) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Curso faz parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Ministério da Educação (MEC), que visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País, com vistas à ampliação da taxa de escolarização brasileira e com ênfase na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica (FLORIANÓPOLIS, 2016). O processo de autoavaliação foi conduzido pela equipe do Núcleo de Avaliação do Laboratório de Novas Tecnologias (Lantec) do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC” (UFSC, 2016, p. 09).

Relatório de avaliação do curso