EaD-UFSCPortuguês

Como é o curso

O Curso

A Licenciatura em Letras-Português a Distância da UFSC desenvolve um trabalho com língua/linguagem sob diferentes prismas, tornando o aluno sensível às suas facetas artística e literária; despertando-o para sua face de confronto e integração sócio-ideológicos; tornando-o ciente de seu caráter bio-natural, entre outros.

A solidez de sua formação decore de um corpo docente altamente qualificado, que inclui vários pesquisadores do CNPq. Esse corpo docente elaborou um currículo flexível, que preza pela coparticipação do estudante, promovendo, entre outros, uma prática de cidadania de maior vulto.

São esses professores e esse currículo que sustentam a licenciatura Letra-Português a Distância.

Encontros Presenciais e Currículos

O aluno de Letras-Português EAD da UFSC vai ao polo algumas vezes, por disciplina para os encontros presenciais. Em cada uma das disciplinas há duas videoconferências, uma aula presencial e, pelo menos, uma prova, além dos grupos de estudos. As outras atividades acontecem online, através da plataforma Moodle.

Houve uma primeira edição do curso (currículo 2008) em que os alunos se formaram em agosto de 2012. A segunda edição (currículo 2011) teve sua formatura em setembro de 2015 (confira, no texto abaixo, o perfil do aluno formado). O currículo foi modificado, mas se tiver interesse em conferir como era o projeto pedagógico anteriormente, é só clicar nos links abaixo:

 

projeto pedagógicoCurrículo 2008

Currículo 2008

Ementas Currículo 2008

Avaliação do primeiro semestre – Currículo 2008

Perfil Socioeconômico dos alunos que prestaram o vestibular para o curso 2008

 

Projeto pedagógicoCurrículo 2011

Currículo 2011

Ementas – currículo 2011

Normativa de validação dos estágios do MEN (adendo ao projeto pedagógico)

Avaliação do MEC 2013/2014- sedepolo de Itajaípolo de Videira


Perfil do aluno formado em Licenciatura em Letras-Português

Como profissional graduado em Letras-Português, você:

■ será capaz de lidar com as linguagens nos contextos oral e escrito, e com a interculturalidade – construir e propagar uma visão crítica da sociedade;

■ dominará o uso da língua em termos de suas características culturais, estruturais e funcionais;

■ estará atento às variedades linguísticas e culturais, envolvendo–se socialmente e assumindo posturas que contribuam para a consciência do outro;

■ será capaz de, alicerçado no tripé pesquisa–extensão–ensino, aprofundar-se na reflexão teórica sobre a linguagem, de beneficiar-se de novas tecnologias e de investir continuamente em sua formação profissional de forma autônoma;

■ terá capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários;

■ terá uma base específica de conteúdos consolidada, e estará apto a atuar, interdisciplinarmente, em áreas afins;

■ terá a capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras;

■ estará compromissado com a ética, a responsabilidade social e educacional e com as consequências de sua atuação no mundo do trabalho;

■ ampliará o senso crítico e investigativo, necessários para compreender a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional.

 

Importante!

O diploma do aluno formado na EAD é equivalente ao do aluno formado no ensino presencial da UFSC.