Curso: de Licenciatura em Matemática

Modalidade: À Distância

O trabalho presencial é desenvolvido em polos regionais. Os alunos se concentram no polo e participam das atividades diretamente com os professores e /ou tutores das respectivas disciplinas. Esses momentos englobam uma parte da carga horária, estabelecida na proposta pedagógica do curso e ocorre semanalmente. O trabalho à distância, representa a maior parte da carga horária do curso e se constitui de tarefas definidas pelos docentes, contatos via ambiente virtual de aprendizagem e outros recursos tecnológicos com acompanhamento realizado pelos professores e pela equipe de tutores. Os professores das disciplinas oferecerão aos estudantes acompanhamento didático-pedagógico em horários pré-determinados via ambiente virtual de aprendizagem e/ou via videoconferência.

O Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância atende aos princípios básicos das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores de educação básica, tanto em seus aspectos legais, indicados nas resoluções e pareceres do MEC e da UFSC, quanto nos aspectos metodológicos e epistemológicos.

Perfil dos licenciados a serem formados

Os licenciados neste curso estarão preparados para o exercício da docência em Matemática, objetivando uma aprendizagem significativa, ao aprofundamento de princípios e competências, bem como à iniciação em atividades de pesquisa.

Esses docentes poderão, assim, assegurar aos alunos do Ensino Fundamental e Médio uma formação geral, a contextualização do saber e a compreensão das relações entre conhecimento científico, cultura e sociedade.

Para maiores informações consulte o Projeto Político Pedagógico.

Relatório de avaliação do curso

Este relatório apresenta a sistematização dos resultados do processo de autoavaliação do Curso de Licenciatura em Matemática ofertado na modalidade de educação a distância (EaD) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Curso faz parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Ministério da Educação (MEC), que visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País, com vistas à ampliação da taxa de escolarização brasileira e com ênfase na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica (FLORIANÓPOLIS, 2016). O processo de autoavaliação foi conduzido pela equipe do Núcleo de Avaliação do Laboratório de Novas Tecnologias (Lantec) do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.