Sobre o curso

Curso: de Licenciatura em Matemática

Modalidade: À Distância

O trabalho presencial é desenvolvido em polos regionais. Os alunos se concentram no polo e participam das atividades diretamente com os professores e /ou tutores das respectivas disciplinas. Esses momentos englobam uma parte da carga horária, estabelecida na proposta pedagógica do curso e ocorre semanalmente. O trabalho à distância, representa a maior parte da carga horária do curso e se constitui de tarefas definidas pelos docentes, contatos via ambiente virtual de aprendizagem e outros recursos tecnológicos com acompanhamento realizado pelos professores e pela equipe de tutores. Os professores das disciplinas oferecerão aos estudantes acompanhamento didático-pedagógico em horários pré-determinados via ambiente virtual de aprendizagem e/ou via videoconferência.

O Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância atende aos princípios básicos das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores de educação básica, tanto em seus aspectos legais, indicados nas resoluções e pareceres do MEC e da UFSC, quanto nos aspectos metodológicos e epistemológicos.

Perfil dos licenciados a serem formados

Os licenciados neste curso estarão preparados para o exercício da docência, objetivando uma aprendizagem significativa, ao aprofundamento de princípios e competências e ao confronto com a evolução do desenvolvimento do saber, bem como à iniciação em atividades de pesquisa.

Esses docentes poderão, assim, assegurar aos alunos do Ensino Fundamental e Médio uma formação geral, a contextualização do saber e a compreensão das relações entre conhecimento científico, cultura e sociedade.

Para maiores informações consulte o Projeto Político Pedagógico.

Relatório de avaliação do curso

“Este relatório apresenta a sistematização dos resultados do processo de autoavaliação do Curso de Licenciatura em Matemática ofertado na modalidade de educação a distância (EaD) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Curso faz parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Ministério da Educação (MEC), que visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País, com vistas à ampliação da taxa de escolarização brasileira e com ênfase na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica (FLORIANÓPOLIS, 2016). O processo de autoavaliação foi conduzido pela equipe do Núcleo de Avaliação do Laboratório de Novas Tecnologias (Lantec) do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC” (UFSC, 2016, p. 09).

Clique no link abaixo para acessar o currículo do Curso de Licenciatura em Matemática (EAD)

Currículo do Curso (Matriz curricular)

 

Fases Disciplinas
1ª Fase

EED9400 – Educação e Sociedade

MEN 9101 – Introdução à Educação a Distância

MTM 9001 – Problemas, Sistematização e Representação

MTM 9300 – Fundamentos de Matemática I

2ª Fase

FIL9401 – Fundamentos Filosóficos da Educação

MTM9101 – Geometria I

MTM9600 – Fundamentos de Matemática II

MTM9601 – Estatística Aplicada à Educação Matemática

3ª Fase

MTM9102 – Geometria II

MTM9900 – Geometria Analítica

MTM9200 – Introdução ao Cálculo

EED9403 – Organização Escolar

4ª Fase

MTM9002 – Resolução de Problemas

MTM9103 – Geometria III

MTM9201 – Cálculo I

PSI9402 – Psicologia da Educação

5ª Fase

MTM9901 – Álgebra Linear I

MTM9301 – Álgebra I

MTM9202 – Cálculo II

MEN9404 – Didática Geral

6ª Fase

MTM9902 – Álgebra Linear II

MTM9302 – Álgebra II

MTM9203 – Cálculo III

MEN9405 – Metodologia do Ensino de Matemática

7ª Fase

MEN9406 – Estágio Supervisionado I 

MTM9501 – Informática Aplicada à Aprendizagem Matemática

MTM9701 – Seminários

8ª Fase

MEN9406 – Estágio Supervisionado II

FSC9801 – Tópicos de Física

MTM9204 – Elementos de Análise

9ª Fase

MTM9802 – Métodos de Física-Matemática

MTM9702 – Iniciação a Pesquisa em Didática da Matemática

MTM9602 – Tópicos de Matemática Financeira

LSB9904 – Língua Brasileira de Sinais