Histórico do Curso

Breve histórico do Curso de Filosofia EaD

O curso de Licenciatura em Filosofia, na modalidade a distância, ofertado pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina, teve sua solicitação formal de criação instaurada por meio do processo administrativo nº 23080.010162/2006-11, de 13/04/2006, em atendimento ao Edital nº 1/2005/MEC/UAB, com a apresentação do Projeto Pedagógico do Curso em todas as instâncias administrativas competentes e aprovado pela Resolução n.o 005/CEG/2007, com matriz curricular (2007/2), aprovada pela Portaria nº 247/PREG/UFSC.

A primeira edição do curso teve início no segundo semestre de 2008 e foi ofertada nos polos de apoio presencial de Ibaiti/PR, Pato Branco/PR e Videira/SC, tendo sido oferecidas 200 (duzentas) vagas, assim distribuídas: Ibaiti (50), Pato Branco (100) e Videira (50).

Ao final da primeira edição, colaram grau um total de 50 (cinquenta) estudantes, sendo 24 (vinte e quatro) estudantes no polo de Pato Branco, 08 (oito) no polo de Ibaiti e 18 (dezoito) no polo de Videira, com evasão menor do que a registrada normalmente no Curso de Filosofia na modalidade presencial, oferecido pela UFSC.

Para a segunda edição, foi solicitado um remanejamento de disciplinas na matriz curricular por meio do processo administrativo nº 23080.045052/2011-29, de 17/11/2011, o qual foi efetivado pela Portaria nº 92/PREG/2012, que entrou em vigor no segundo semestre de 2012.

Em junho de 2012, o MEC, através de uma Comissão de Avaliação, esteve no campus da UFSC em Florianópolis e no polo de Pato Branco avaliando o curso, para fins de reconhecimento, tendo o mesmo obtido conceito 4,0 (quatro) quanto ao campus da UFSC e conceito 5,0 (cinco) quanto ao polo de Pato Branco.

No segundo semestre de 2012, o curso iniciou a segunda edição, ofertada em cinco polos de apoio presencial no Estado de Santa Catarina, a saber: Blumenau, Indaial, São José, Treze Tílias e Tubarão.

Foram ofertadas 40 (quarenta) vagas em cada polo para os candidatos inscritos no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR – Plataforma Paulo Freire. Em alguns polos o número inicial de inscritos no PARFOR era superior ao número de vagas aberto. No entanto, após o lançamento do Edital de Convocação de tais candidatos, a procura foi pequena, razão pela qual foi realizado um Edital de Reconvocação, conforme processos administrativos nº 23080.059113/2012-16, de 03/12/2012 e nº 23080.007265/2013-14, de 27/02/2013.

Ao final da segunda edição, colaram grau um total de 35 (trinta e cinco) estudantes, sendo 15 (quinze) estudantes no polo de Blumenau, 04 (quatro) no polo de Indaial, 03 (três) no polo de São José, 09 (nove) no polo de Treze Tílias e 4 (quatro) no polo de Tubarão.

Por meio do processo nº 23080.049037/2014-01, de 10/09/2014, foi proposta a terceira edição do curso, com o mesmo Projeto Pedagógico do Curso em vigor desde a primeira edição, complementado por algumas atualizações sobre corpo docente, cronograma de execução e matriz curricular.

A proposta de reedição foi aprovada pela Resolução nº 08/2015/CGRAD, e a nova matriz curricular, em vigor desde 2017/1, pelas Portarias nº 222/2017/PROGRAD, nº 532/2017/PROGRAD e nº 600/2017/PROGRAD.

A terceira edição do curso teve início em no primeiro semestre de 2017 e foi ofertada em quatro polos de apoio presencial no Estado de Santa Catarina: Araranguá, Criciúma, Itajaí e Joinville, tendo sido oferecidas 200 (duzentas) vagas, assim distribuídas: Araranguá (40), Criciúma (50), Itajaí (50) e Joinville (60). Por meio de Edital de Retorno e Transferências (Edital nº 14/GD/DAE/PROGRAD/2018), foram admitidos mais 04 (quatro) estudantes, provenientes de edições anteriores.

Destes, colaram grau, 52 (cinquenta e dois) estudantes, assim distribuídos: 08 (oito) estudantes no polo de Araranguá, 11 (onze) no polo de Criciúma, 11 (onze) no polo de Itajaí e 22 (vinte e dois) no Polo de Joinville.

A terceira foi a edição mais bem-sucedida quanto ao número de concluintes. No ENADE realizado em 2021, com a participação de 13 (treze) concluintes, o curso obteve nota 4.