Matrículas e Orientações para Calouros

Consulte a publicação das Chamadas do vestibular nos links abaixo:

https://dae.ufsc.br/chamadas-vestibular-ufsc-2023-ead/

DICAS e orientações para a etapa documental

Dica 1: Os arquivos DEVEM estar separados, em arquivos diferentes e nomeados de acordo com o instruído na Portaria Normativa das Matrículas, disponível em:   https://arquivos.ufsc.br/f/eea263bdb3d646128448/?raw=1 e transcrito abaixo:

1 – Declaração negativa (assinada digitalmente ou com firma reconhecida. Está disponível no Formulário do Anexo XIII da portaria supracitada, em  https://arquivos.ufsc.br/f/eea263bdb3d646128448/?raw=1 OU aquele que você pode ter baixado no SIMIG, que é o sistema onde fez a confirmação on-line da etapa 1. Mas cuidado, não serve o “Comprovante de pré-matrícula na etapa on-line” pois ele não traz a declaração de não acumulação de vagas em IES públicas);

2 – Documentos de identificação (RG e CPF) [pode ser o PDF da CNH digital baixado do aplicativo ou site do DETRAN, esse nem precisa autenticar pois tem o Qrcode];

3 – Certificado Conclusão e Histórico Escolar (ensino médio ou superior);

4 – Autodeclaração da (s) cota(s) de PAA validada(s) por comissão da PROAFE (apenas quando optante do PAA e classificados por essas vagas, veja no fim do cabeçalho da declaração negativa em que categoria você foi enquadrado). Se sua vaga está enquadrada nas categorias do PAA (começam com 2), lembre-se de enviar NO PRAZO as autodeclarações no SISVALIDA:    https://sisvalida.ufsc.br/validacao 

5 – Comprovante de quitação eleitoral ( se for o PDF retirado no  site do  TSE:     https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral não precisa autenticar manualmente);

6 – Certificado militar (quando do sexo masculino e maior de 18 anos, possível gerar com autenticação digital em https://alistamento.eb.mil.br/lista-servicos);

7 – Atestado de vacinação contra a rubéola (quando do sexo feminino e menos de 40 anos) [LEMBRE-SE QUE DEVE APARECER NO MESMO PDF SEU NOME – COMO TITULAR DA CARTEIRINHA – E UMA DAS VACINAS DESCRITAS ABAIXO (OU AMBAS), ALÉM DO CARIMBO DO AUTENTICADOR] a carteira de vacinação deve conter uma das seguintes vacinas: Rubéola, VTV ou Tríplice Viral;

8 – Comprovante de vacinação contra a COVID 19 (se for o PDF retirado no conecte-sus:   https://conectesus-paciente.saude.gov.br/login não precisa autenticar manualmente).

DICA 2:  Para assinar eletronicamente acesse     https://assinador.iti.br/assinatura/index.xhtml com seu login do GOV.BR. Em sua carreira você pode precisar assinar eletronicamente outros documentos [como seu TCC], então aprender agora pode facilitar sua vida…)

DICA 3: Os arquivos digitalizados com os documentos devem ser autenticados (em cartório, ou gratuitamente por QUALQUER servidor público do polo ou campus da cidade mais próxima onde você mora/trabalha/estudará. Nesse caso, conforme orientações da PROGRAD, o carimbo e assinatura de “confere com o original + carimbo de identificação do signatário” é suficiente, ou a autenticação/conferência dos originais pode ser atestada pelo servidor de forma digital através do Assina UFSC). Isso evitará retrabalho no início do semestre.

Dica 4: Segue o site onde tem a lista dos endereços dos POLOS UAB:   https://uab.ufsc.br/polos-uab/

Procedimentos após receber o e-mail de confirmação de matrícula

Após receber o e-mail de confirmação de matrícula sigam as “Orientações para matrículas em disciplinas” (operação no CAGR) disponível em: http://uab.ufsc.br/ead/letras-portugues/wp-content/uploads/2023/08/Orientacao-para-matriculas-em-disciplinas-operacao-no-CAGR.pdf . Nesse documento há instruções de como operar o fazer a matrícula do conjunto de disciplinas na primeira fase do nosso curso. Caso tenha dificuldades em realizar o primeiro acesso no CAGR (Sistema de Controle Acadêmico da Graduação) siga as instruções descritas no vídeo abaixo:

Não há senha inicialmente, essa tem que ser gerada no primeiro acesso…

https://youtu.be/OjmCx5dgeEQ

Recomendamos que explorem e familiarizem-se com esse sistema CAGR pois é nele que vocês atualizarão seus dados pessoais, gerenciarão as questões da vida acadêmica, emitirão atestados e históricos com autenticação digital, farão a rematrícula a cada semestre…

Somente após realizar o procedimento acima é que o ambiente virtual de ensino-aprendizado das disciplinas (O MOODLE) será disponibilizado para vocês.

As aulas e atividades virtuais começarão na semana do dia 21/08/23.

Nos primeiros dias de aula a coordenação e os professores apresentarão mais detalhadamente o calendário e como serão as dinâmicas das atividades.

Os encontros presenciais costumam ser às sextas-feiras à noite e sábados de manhã e de tarde (não todas as semanas, mas os professores avisam por e-mail previamente aos encontros).