Apresentação da UAB/UFSC

23/10/2020 | Destaque

Você conhece a UAB/UFSC?

Assista o vídeo de apresentação na íntegra publicado no YouTube através do link https://youtu.be/7z1DLXcbT54 ou leia sobre a UAB abaixo. Para saber mais, acesse nossas redes sociais.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferece, por meio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cursos de graduação e especialização a distância, desde 2006. São 14 anos atendendo àqueles que possuem dificuldade de acesso à Universidade e ao ensino superior. Todos os cursos UAB/UFSC são totalmente gratuitos, tendo como política a democratização do acesso à interiorização de uma educação pública, gratuita e de qualidade. A UAB está localizada no campus Trindade, no Centro Socioeconômico.

De 2008 a 2017, a UAB já formou 784 alunos em cursos de bacharelado e 628 em cursos de licenciatura. Hoje, em 2020, o número de formados é de 1780, distribuídos entre os 49 polos de apoio presencial em 8 estados do Brasil. Em 2017, cursos como Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Ciências Biológicas tiveram conceito 4 pelo MEC, e cursos como Administração Pública, Letras Espanhol e Letras Português obtiveram conceito 5.

Atualmente, a UAB está oferecendo sete cursos de graduação: Administração, Administração Pública, Ciências Biológicas, Filosofia, Física, Letras Português e Matemática. Além destes cursos, o sistema UAB já ofereceu também graduação em Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Letras Espanhol e Letras Inglês. Os cursos são oferecidos na modalidade semipresencial, ou seja, o estudante só precisa ir até o polo de ensino uma vez por semana para realizar atividades práticas e de avaliação. Em Santa Catarina, por exemplo, a UAB possui polos de apoio em todas as regiões do estado, atendendo cidades como: Palhoça, São José, Braço do Norte, Tubarão, Otacílio Costa, Pouso Redondo, São Miguel do Oeste, Palmitos, Canoinhas, São Bento do Sul, entre outras.

O ingresso nos cursos a distância se dá através de vestibular, sendo sua inscrição realizada online e as provas presenciais no polo de apoio escolhido pelo candidato no ato da inscrição. Toda a logística do vestibular é coordenada pela COPERVE, assim como no vestibular para ensino presencial. Também é possível ingressar através de editais de retorno e transferência, publicados duas vezes ao ano no site do Departamento de Administração Escolar (DAE) da UFSC.

Os cursos são desenvolvidos tendo como base o Ambiente Virtual de Aprendizagem, o Moodle, utilizando como recursos didáticos: livros, textos de cada disciplina, videoaulas, videoconferências, chats, tutoria a distância e tutoria presencial nos polos de apoio.

A equipe de profissionais da UAB conta com: professores, conteudistas, tutores presenciais e a distância, além dos coordenadores de polo, de tutoria, de curso e dos coordenadores geral e adjunto. Os profissionais são selecionados pela UAB seguindo a demanda apresentada pelos coordenadores de curso, tendo como base a Portaria CAPES nº 102, de 10 de maio de 2019, que prevê que todos os bolsistas UAB/CAPES serão selecionados por meio de processo seletivo público e transparente. Os processos seletivos cumprem também a Portaria CAPES nº 183, de 21 de outubro de 2016, que estabelece como requisitos para pagamentos de bolsas a comprovação de titulação acadêmica e de tempo de experiência no ensino básico ou superior. A Portaria também prevê que os editais fiquem abertos por um período de 30 dias para inscrição.

Desde maio de 2019, a UAB vem realizando ações que visam melhorar a transparência no processo de pagamento de bolsas UAB/CAPES. Dentre as ações, estão: a publicação de cartazes informativos acerca dos processos seletivos da UAB; o recebimento de relatórios mensais para prestação de contas das atividades prestadas pelos bolsistas; a disponibilização de uma relação mensal de bolsistas que receberam bolsa UAB/CAPES; a criação de um repositório para arquivamento de todos os processos seletivos vigentes desde o início do processo de transparência; e outras.

Atualmente, a UAB conta com uma equipe de comunicação que está produzindo conteúdo para as suas redes sociais. Estes conteúdos envolvem a criação de vídeos tutoriais para toda a comunidade acadêmica, como o tutorial de criação da certificação digital e uso do sistema de assinaturas online da UFSC. Além destes vídeos, a equipe também está produzindo em parceria com a SEAD (Secretaria de Educação a Distância) tutoriais para Moodle, visando qualificar alunos e professores para o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Todos os tutoriais e conteúdos criados encontram-se disponíveis em todas as nossas redes sociais, como no Instagram, YouTube e no Facebook. Os materiais podem ser acessados por qualquer pessoa e em qualquer lugar. Mais informações sobre os cursos e o funcionamento do EAD da UAB você encontra no nosso site, www.uab.ufsc.br.