Psicopedagogia Institucional

Sobre o curso

A proposta volta-se para formação de profissionais que estejam aptos a atuar nas escolas, realizando intervenções psicopedagógicas voltadas aos processos de aprendizagem que, no contexto pós pandemia, devem minimizar os efeitos das condições adversas enfrentadas durante o ensino remoto e a manutenção do distanciamento social. É fato que o contexto atual impõe grandes desafios para garantir minimamente condições para que as crianças e adolescentes possam retomar sua trajetória de aprendizagem. Em muitas situações torna-se fundamental recorrer a estratégias compensatórias para atenuar as desiguais condições de aprendizagem. Dentre essas estratégias, destacam-se as intervenções psicopedagógicas no contexto escolar como alternativa de acompanhamento e garantia de melhores condições de aprendizagem as crianças e adolescentes que retomam as atividades escolares presencialmente nas escolas. O curso se propõe abordar temas e orientar práticas de intervenção que possam preparar os professores e profissionais da educação a atuarem em suas instituições escolares visando desenvolver ações voltadas às crianças e jovens que enfrentam dificuldades em seus processos de aprendizagem para garantir melhores condições de aprendizagem, por meio da oferta de apoio psicopedagógico.

Objetivos do curso

Geral:

Formar psicopedagogos institucionais aptos a atuarem em escola da educação básica desenvolvendo
intervenções integradas ao cotidiano escolar para proporcionar melhores condições de aprendizagem
aos estudantes e prevenir dificuldades de aprendizagem.

Específicos:

  • Mapear os efeitos da pandemia nas instituições educacionais públicas no estado de Santa
    Catarina sobre os processos de ensino e aprendizagem.
  • Promover experiências de aprendizagem significativas que privilegiem o aprofundamento
    teórico e o relacionamento como conhecimento prático.
  • Realizar diagnósticos em escolas públicas catarinenses para orientar o planejamento e o
    desenvolvimento de intervenções no contexto escolar.
  • Contribuir com a melhor qualificação dos professores e profissionais que atuam na educação
    para lidarem com diferentes situações relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem.
  • Fomentar espaços de articulação e interação para troca de experiências e vivências que possam
    contribuir com a atuação dos professores e profissionais em suas instituições escolares.
  • Produzir textos acadêmicos que aprofundem os temas abordados no curso e práticas
    desenvolvidas de modo a incentivar a reflexão e a favorecer a disseminação do conhecimento.

Polos de oferta

  • Criciúma
  • Indaial
  • Itapema
  • Joinville
  • Lages
  • São José

Lista de disciplinas e ementa

Baixe a lista de disciplinas e ementa do curso