COORDENADORA DE TUTORIA UAB/UFSC PROMOVE ENCONTRO VIRTUAL PARA APROXIMAR ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EAD

13/05/2020 | Destaque, Notícias

No dia 29/04/2020 ocorreu uma webconferência na Administração EaD-UFSC com o objetivo de aproximar os estudantes ao curso nesse momento tão significativo que está sendo vivenciado por todos. O encontro incluiu a participação dos alunos da administração presencial e EaD, tutores, professores, o coordenador de curso – Prof. Dr. Fred Campos, coordenadores da UAB e o diretor do Centro Socioeconômico – Prof. Dr. Irineu Manoel de Souza, integrando um público com 174 participantes interagindo online, ao mesmo tempo, no maior encontro virtual da história da EaD-UFSC! Ao total, entre entradas e saídas da web, ficou registrada a interação com 324 pessoas.

O encontro foi moderado pela Coordenadora de Tutoria, Profa. Dra. Monica Lino. Segundo ela, “o encontro superou as expectativas, pois além de os estudantes conhecerem os seus tutores e professores ao vivo, com a possibilidade de interação, expuseram as suas dúvidas e os seus sentimentos em relação ao curso e ao o que vem ocorrendo no Brasil e no mundo, ou seja, o quanto o COVID-19 transformou a vida de todos”.

A pandemia em curso a partir da nova estirpe de coronavírus SARS-CoV-2, agente da COVID-19, trouxe mudanças globais significativas, em especial no que diz respeito aos modos de ensinar e de aprender – mesmo nos cursos modalidade à distância. O isolamento social influenciou o trabalho desenvolvido nas instituições de ensino no Brasil e mundo, afetando inclusive, os cursos EaD. “A dimensão desse impacto ainda não pode ser medida, mas certamente complexificou o papel desempenhado pelos professores, tutores e pelos próprios estudantes da EaD, gerando estresse e ansiedade, com diminuição da produtividade econômica e ampliação da vulnerabilidade social de pessoas com situação já desfavorecidas, bem como, de suas famílias” – destacou a Profa. Monica, que  além da Coordenação de Tutoria na UAB, leciona na Enfermagem da UFSC.

Segundo a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 191 países determinaram o fechamento de escolas e universidades afetando cerca de 1,6 bilhão de crianças e jovens, o que corresponde a 90,2% de todos os estudantes do mundo. A sociedade vive um momento indicado por epidemiologistas como um dos maiores desafios sanitários em escala mundial deste século. Estar fora da escola também aumenta o risco de gravidez na adolescência, exploração sexual, casamento infantil, violência, evasão; e interrompe os serviços essenciais oferecidos pelas instituições de ensino, a exemplo das campanhas de imunização, a alimentação escolar, a saúde mental e o apoio psicossocial que lá existe.

Atenta à essa realidade, a equipe da UAB –  Profa. Dra. Monica Lino (coordenadora de tutoria), Prof. Dr. Rafael Moré (coordenador geral) e Prof. Dr. Isaías Bianchi (coordenador adjunto) – fez um levantamento nos cursos de Graduação EaD-UFSC e percebeu acentuada queda nos acessos dos estudantes aos conteúdos online, infrequência e prejuízos provenientes da realidade vivenciada, desde que a pandemia teve início. Foi então que surgiu a ideia de realizar um encontro virtual com todo o curso de Administração EaD-UFSC, com objetivo de promover a aproximação com os estudante.

Para o Prof. Rafael Moré, “a produtividade desse encontro singular motivou a abertura para iniciativas futuras. A ideia é que esse seja o primeiro de muitos encontros virtuais”. Assim, foram substituídas as estratégias do tipo “chat” por “webconferências” para grupos de estudantes/turmas, de modo que todos possam interagir simultaneamente como em uma sala de aula remota: aluno, tutor, professor.

“A webconferência evidenciou que além de um computador há outra pessoa do outro lado da telinha vivendo essa pandemia e somando à sua rotina as mesmas angústias; são sentimentos partilhados no coletivo”, salientou a Profa. Monica.

Outras estratégias são apontadas para dinamizar as aulas EaD a partir de inúmeros recursos, hoje desenvolvidos na UAB/UFSC. O evento, no entanto, serviu como uma pequena amostra do quão rico pode ser um encontro virtual com interação ao vivo. “Ferramentas como o Mconf, Google Meet e Microsoft Teams permitem que o estudante se conecte com o professor como se fosse uma sala de aula normal, mas em ambiente virtual, e dispõe de recursos como webconferências, que podem estar inseridas por plugins no ambiente Moodle. Estamos trabalhando para ofertar o que há de melhor ao estudante da UFSC” destaca Isaías Bianchi.

O start dado pela iniciativa transformou, também, outros cursos do sistema UAB/UFSC. No Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), vários encontros online foram realizadas, a fim de promover a interação síncrona e aproximação entre as pessoas envolvidas no curso. “A agenda está cada vez mais cheia de encontros virtuais planejados ainda esse semestre”, destaca a Profa. Helen Fischer, do PNAP, aprovando a estratégia adotada.

“Muitas aulas já estão sendo ministradas por webconferência, em tempo real nos Cursos de Graduação EaD/UFSC. É mais interessante que as vídeo-aulas gravadas, pois nessa situação a interação é ao vivo e a dúvida é tirada no exato momento em que surge, promovendo melhor aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem” destaca a Profa. Monica.

O Prof. Dr. Marcus Vinícius, Coordenador do Curso PNAP da UFSC, indicou grande satisfação com essas inovações: “essa estratégia tem se mostrado bem eficiente para qualificar as interações entre as pessoas envolvidas no processo pedagógico”, destacou.

Para muitos dos envolvidos nesses encontros, foi a primeira experiência de webconferências. A avaliação geral consistiu na importância dessa conexão “direta” e “mais próxima” com os tutores, professores e gestores dos cursos. A webconferência não é um recurso novo, no entanto, está sendo adotado como um modo de reinvenção para promover a aproximação das pessoas. Há uma necessidade real e inequívoca do distanciamento social, cujo revés consiste exatamente na mobilização de pessoas, instituições e poder público para identificar os caminhos a tomar no âmbito do ensino superior, promovendo a ciência e a tecnologia sem perder de vista a própria função social da UFSC.